O Burnout é um assunto muito sério e muito mais presente do que você pode imaginar, afeta muitos profissionais em todo o mundo. Segundo a OMS a definição de Burnout é: Estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso. OMS – 2022 – CID 11.
Entre as principais causas do Burnout estão o excesso de trabalho, falta de reconhecimento, altos níveis de cobrança, pressão estresse, pré disposição para emoções negativas, baixos níveis de resiliência, assédio moral e sexual, entre outros.
O Burnout pode levar a outros problemas de Saúde Mental como ansiedade, depressão, transtorno do pânico, isso afeta diretamente a saúde física e mental e impacta negativamente na produtividade, na atenção e qualidade do trabalho. A maior parte dos problemas de Saúde Mental tem cura e são tratáveis através da psicoterapia e acompanhamento do médico psiquiatra.
A sua empresa se preocupa com a Saúde Mental dos colaboradores?
Por isso, é imprescindível que as empresas comecem a se preocupar com um plano de prevenção do Burnout com os seus funcionários. Estudos mostram que o investimento em saúde mental tem um ROI de 3 a 5x em apenas 1 ano.
Estratégias para prevenção do Burnout
1- Ambiente de trabalho
É de responsabilidade da empresa e dos gestores criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. As pessoas são a base de qualquer empresa, se você busca o sucesso e a superação de metas, investir em saúde e bem estar dos colaboradores é o primeiro grande passo.
2- Condições de trabalho
Além do ambiente saudável nas relações, ter condições adequadas de trabalho é fundamental, boa iluminação, equipamentos adequados, temperatura do ambiente, além de investimento em treinamento e capacitação.
3- Socorrista de Saúde Mental
O socorrista é um profissional da empresa capacitado para reconhecer sinais de problemas de saúde mental, orientar, dar suporte e encaminhamento para ajuda especializada.
Se você deseja saber mais sobre o Curso de Primeiros Socorros em Saúde Mental clique aqui.
4- Descanso apropriado
Os gestores devem incentivar os colaboradores a tirar férias ou folgas sempre que necessário, regular o tempo de trabalho para não haver cargas excessivas que aumentam os níveis de estresse.
5- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Você já ouviu alguém dizer que vive para o trabalho?
Achar o equilíbrio entre tempo de trabalho e tempo para vida pessoal é fundamental para uma boa saúde mental e para previnir o Burnout. Muitas vezes atividades pessoais como estar com a família por exemplo, são comprometidas pelo excesso de trabalho.
6- Atividade física
Você já deve estar cansado de ouvir que atividade física faz bem, ela combate o estresse diminuindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo.
Encontre uma atividade que dê prazer, caminhar, andar de bicicleta, academia, ou mesmo usar um aplicativo de atividades física para treinar em casa.
Faça avalie gratuitamente os seus níveis de Burnout
Clique aqui e acesse a avaliação
Em resumo, ter estratégias de prevenção de Burnout nas empresas é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, isso aumenta o foco e a produtividade gerando lucro para empresa.